domingo, 17 de fevereiro de 2013

City Championship - Sableye e o Martelo de Thor


E ae gurizada, esse que vos fala é o Lence. Vou falar sobre minha segunda experiência com torneios Pokémon TCG, neste caso o City Championship de Porto Alegre.
Well, basicamente eu analisei os decks que pudessem ser mais prováveis no torneio, e resolvi montar algo anti eles, ou talvez neutro. Baseado nas cartas que tenho, eu tinha 1 deck pronto, um incompleto, e um que eu poderia montar.
O deck pronto que eu tinha era de RayquazaEX-RaikouEX-Eels, um deck bom, mas que eu achei que como poderiam surgir muitos decks de pedra,, ele poderia ser quebrado fácil. Uma vez que perder os alimentadores (eelektriks) já “quebra” boa parte do deck.
Então resolvi montar um outro deck, algo bem simples, sem nenhum EX, sendo assim ignorando possíveis sigilyphs que poderiam aparecer. O deck não usa nenhuma ability, logo, o poder do garbodor se tornaria inútil.
O meu deck basicamente não ataca com dano. Fazendo o uso de tools por parte do oponente serem inúteis.

Tática do deck

427px-SableyeDarkExplorers62O deck tem duas opções de “brincar” (leia-se melhor: “irritar”) o oponente. A primeira é o uso indeterminado de itens. Sableye com seu ataque Junk Hunt pode pegar dois itens do descarte, sendo assim eu tinha uma quantidade quase infinita de hammers (Crushing e Enhanced), Catchers e Revive. A segunda tática consistia em descartar o deck do oponente loucamente utilizando o Ataque Devour das Durants, sendo assim eu poderia “tombar” o deck do oponente, tirando cartas muito úteis, fazendo a estratégia dele ficar “capenga”. Enfim, este deck eu havia montado a bastante tempo, feito várias alterações, e a remontagem dele baseado nas cartas que eu tinha, ocorreu na noite anterior do City.
durant_gijinka_orica_by_digital_gamer_giga-d4uw25j

Round 1 – (0 - 1)
Lence (Haunted Pikiniki) vs. Anderson (Darkrai and Hydreigon)

Um dos tipos de deck que eu consigo atrapalhar legal, já que não usa 431px-HydreigonDragonsExalted97alimentadores (apenas a Dark Patch, permitindo que o darkrai faça até uns 2 ataques). Mas como o pessoal diz: “Zikei…”. Não havia muito o que fazer, 3 Crushing hammers estavam nos prizes, e durant. Quebrando as duas táticas utilizadas. O oponente, conseguiu manter o darkrai e a hydreigon com muita energia garantindo a vitória.
Lembrando: Uma das grandes falhas do meu deck é os prizes, já que eu nunca vou comprar nenhum.





Round 2 – (1 - 1)
Lence (Haunted Pikiniki) vs. Nicolas Kühn (Klinklang EX)

É sabido que os decks de metal baixam poucas energias por turno, ou seja, uma apenas(ou uma DCE). Sendo um deck lento (roda na velocidade normal). O Meu deck tinha o poder de descartar duas energias por turno pelo menos, baseado no Sableye. E metal costuma ter custo de recuo alto, levando o oponente a precisar utilizar switch. Mas, como contra-ataque, posso utilizar quantos catchers eu quiser.601klinklang
O deck de Klinklang EX não teve muito o que fazer. Mantive até boa parte do jogo sem energias, e quando ele ficou sem baixar energia, troquei de estratégia (já com hammers na mão caso tivesse ele colocasse mais energia). Durante o tempo que eu estive dando marteladas, eu pude montar as 4 durants no banco. Subi uma delas e comecei a devorar o deck do oponente. Logo, não tinha muito o que fazer contra o meu deck.



Round 3 – (2 - 1)
Lence (Haunted Pikiniki) vs. ??? (Condiction deck)

Apenas uma energia para atacar, sua combinação com Amoonguss tornasse devastadora
Acredito que esta partida tenha sido a partida mais acirrada que tive no torneio.  O deck do oponente se baseava em condições especiais, ou seja, o oponente utilizava Ninetales, Amoonguss e devolution spray. Isto permitia-o fazer 120 de dmg, dando KnockOut em qualquer um dos meus Pokémon (sableye e durant tem 70 de HP). As jogadas de cada lado ficaram se repetindo todos turnos, da seguinte forma:
Eu utilizava Crushing Hammer + Catcher para puxar o amoonguss que tem recuo 2 e não vai ser onde o oponente pretende por as energias, forçando-o a gastar energias desnecessariamente). Como contra partida, o oponente utilizava Devolution spray, e atacar com a Ninetales.
Em bom tempo do jogo achei que isso iria se repetir infinitamente, até esgotar meus sableye, mas o oponente já tinha um trauma prévio de Durants, então sempre que pode usar Catcher para atacar, focava em matar Durants. Foi o grande erro.
Após as energias dele terem acabado, hora de usar todos revives que eu tinha disponíveis para trazer as durants pro jogo. E começa o tombamento de deck, descartando de 3 em 3 cartas. Ele tinha duas Super Rod que foram usadas, a primeira foi usada na metade do jogo, para pegar Ninetales (carta inútil, já que o banco estava cheio e todos já evoluídos. Mas o fez com a intenção de aumentar o deck no desespero de um possível ataque de durants), a outra foi usada após as Durants estarem “comendo” o deck, para pegar 3 energias de fogo. Por azar dele, 2 turnos após isso, ele acabou descartando as 3 energias de fogo na sequência. Depois disso, a partida durou apenas mais um turno, fazendo o oponente perder o jogo por overdeck.

Round 4 – (2 - 2)
Lence (Haunted Pikiniki) vs. Alex (Rayeels)

Este deck eu havia emprestado ao Alex para ele jogar, e eu sabia que só tinhaBW2-026 uma forma de ganhar e ela seria muito rara. Os alimentadores de deck elétrico utilizam o descarte ao seu favor, e o meu deck era de descarte. Mas qual a única forma? Montando os 4 Durants em T1 ou T2, e contando com a sorte para descartar as os batedores e os Eelektriks. Durante o jogo eu consegui descartar os 3 Rayquaza EX que tinham no deck, mas tive que ficar apanhando enquanto o oponente tinha em campo, Zekrom, Raikou e Eelektrik. Logo, os hammers eram inúteis contra este deck, especialmente o Enhanced, já que eu não havia posto energia especial no deck de Rayquaza, acho mais seguro utiliza-lo com Fire Energy.



Considerações finais

Todos adversários tinham bons decks, mas querendo ou não é um jogo que depende de sorte/azar das cartas ao comprar, assim como as cartas que vão pros prizes. Alguns tipos de deck eu levo mais vantagem, outros nenhuma, e outros se tornam mais acirrados. Gostei muito de ter participado, pois cada partida me dá um conhecimento maior sobre o jogo. Espero que tenham gostado da review.
See ya!!! .o/

1 comentários:

  1. É que realmente, só com 3 Durants e 1 hammer fora do prize, não tem mesmo muita chance de ganhar. Se não fosse por isso, provavelmente você fecharia com 3x1 :) ... Mas segue em frente, cara. Abraço! ;)

    ResponderExcluir